Dica de Amiga – Pele oleosa? Cuidados para ter no inverno

Por - Categoria: Dica de Amiga

O inverno está aí (com um tempo muito louco), e achamos que com isso podemos dar uma maneirada nos cuidados com a pele, certo? ERRADO! Principalmente para quem tem pele oleosa,  a chegada do frio tende a piorar ainda mais a situação. Isso acontece pois as temperaturas caem e essa diminuição faz com os banhos que tomamos sejam cada vez mais quentes,  e acabamos transpirando menos nessa época do ano, o que estimula a produção de sebo.

Por essa razão, achei bacana separar algumas dicas para quem sofre desse probleminha.

Cuidados-com-a-pele-no-inverno

 

 

1. Devemos lavar o rosto de duas a três vezes ao dia usando um sabonete neutro e evitar usar água quente, pois ela ajuda a aumentar a oleosidade da pele. É bom não usar loções de limpeza, pois geralmente são oleosas. As mais indicadas são as soluções aquosas, que não contém óleo. Também é importante usar adstringentes para diminuir a oleosidade e produtos anti-acneicos, que diminuem a produção do sebo e controlam a flora bacteriana da pele. Bons sabonetes para peles oleosas são os que contém argila, peróxido de benzoíla, retinóides e alfa – hidroxiácidos.

2. Hidratar! Por mais que muitas achem que não, as peles oleosas também precisam de hidratação, pois no inverno com a diminuição da produção de suor, que ajuda a hidratar a pele, ocorre o ressecamento, além das temperaturas baixas, vento e água quente no banho, e a produção excessiva de sebo não impede a perda de água. Os hidratantes devem ter fórmula não-comedogênica (que não provocam o surgimento de cravos) e do tipo oil-free, ou seja, com quantidade mínima ou nenhuma de óleos. Podem ser produtos em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone.

1

3. Nunca esquecermos de usar filtro solar. Mesmo estando no inverno, a ação dos raios UVA continua e é constante durante todo o ano, e são responsáveis pelo envelhecimento da pele, então temos que prevenir. O filtro solar para a pele oleosa deve ser do tipo oil-free. Os cremes e produtos oleosos devem ser evitados.

4. Também devemos cuidar da nossa alimentação, pois no frio acabamos relaxando e isso prejudica muito a pele. É bom evitarmos alimentos mais gordurosos, e aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas. Outra coisa que esquecemos de fazer no frio é beber água, e isso colabora para o ressecamento da pele. O indicado é beber 2 litros de água por dia, ou então, o máximo que lembrar e conseguir.

young girl cares for her skin, beauty clean

 

Espero que essas dicas ajudem vocês!

 

 

 

5 gostaram.